quinta-feira, 10 de abril de 2008

Como já era esperado algumas pessoas quiseram exprimir suas opiniões sobre o blog...
O meu amigo Eduardo, estudante de medicina que fiz uma pergunta no post anterior, ficou... digamos que... "chateado" com o que foi colocado sobre ele.

Primeiro ele falou que o post era muito direcionado. De fato. É um blog direcionado! É um blog direcionado a todos os músicos, estudantes de música, apreciadores... enfim!
E os primeiros posts são justamente pra definir a direção do blog...

Eduardo se sentiu um pouco injustiçado por não saber o motivo da pergunta. E disse que amava a profissão que havia escolhido... e que na opinião dele era muito "brega" a posição daquelas pessoas que estudavam música pelo amor. E ele falou, corretamente, que a medicina é uma profissão linda. E que pobres dos músicos, se não houvessem os médicos para salva-los.

O fato é: Medicina é sem dúvidas uma profissão linda. Se a música não tivesse me pego de jeito, sem dúvida alguma eu estudaria medicina. E sei que existem várias pessoas que seguem essa profissão por amor. Tenho muitos médicos na família. Meu pai era médico... e era totalmente apaixonado por aquilo que fazia.
Acredito sim que existem pessoas que estudam medicina, ou direito, ou engenharia... qualquer profissão... existem pessoas que fazem aquilo que fazem por amor.
Mas também existem aqueles que fazem por dinheiro.

Não conheço uma pessoa que estude música por dinheiro.

Já o meu amigo Ido (por sinal, parabéns pelo seu aniversário, Ido!) disse que "condeno as pessoas que acham que música deve ter um teor filosófico-critico-sociológico simplesmente porque música é arte".
Na verdade a minha intenção não é criticar outros estilos musicais. E na verdade também não pretendo "elitizar" a música erudita.
Acontece que é necessário sim um conhecimento mais aprimorado pra se entender a arte em questão. E o ideal é que todo esse conhecimento fosse popularizado. O ideal é que o povo realmente tivesse acesso a outros estilos musicais. Não apenas aquele que é vendido como água pelas gravadoras.
Aí entra a questão "é vendido por que o povo gosta".
E estão certos em gostar de música pra "se divertir".
Eu adoro forró. E isso não é segredo.
Adoro música popular. Frevo, maracatu, ciranda...
E adimiro todos os bons artistas dessa área.
Eis a diferença.

Existem excelentes músicos populares e eruditos da mesma forma que existem péssimos músicos eruditos e populares.

A principal idéia do blog é estimular um dialogo entre todos os lados. E até trazer algumas informações que não são encontradas em todos os programas de tv.
A verdade é que o povo é alienado. A massa é movida pela mídia e acredita que tudo que se diz "bom" de fato é.
Não culpo as pessoas por isso... na verdade são vítimas.
Nem quero converter ninguém aqui.
Quero simplesmente abrir um espaço pra que todos possam expor suas opiniões.
Por isso sejam bem vindos a comentar.

Agora na minha opinião não acho que seja brega fazer música por amor. E não acho que seja brega dizer que se faz música por amor. Na verdade é um ato muito corajoso. É abrir mão de muitas outras possibilidades. A partir do momento que a pessoa se define como estudante de música é necessária muita dedicação e perseverança. Também não pretendo fazer com que nenhum estudante de música "deixe de viver" pra se tornar um músico melhor.
Acredito que existe talento. Acredito que existam pessoas realmente "presenteadas", por Deus ou por qualquer coisa que você acredite. Ou até mesmo por nada que você acredite. Mas existem pessoas diferenciadas, que possuem uma facilidade maior pra determinadas coisas.
Acredito que existam muitos músicos "amadores" bem mais talentosos do que estudantes de música.
Mas não acredito que o talento seja o suficiente pra tornar uma pedra bruta em jóia rara.
A técnica e o conhecimento não devem ser vistos como "inimigos" dos músicos amadores. Acho que na verdade são aliados... são as ferramentas com as quais se trabalha pra expressar todo o talento que se tem.
E também não acredito que uma técnica perfeita seja o suficiente pra tornar alguém em um bom profissional.
Os dois lados se completam. E precisam se completar.

Não quero reprimir os gostos de ninguém. Na verdade só quero amplia-los. E mostrar uma outra visão de um mundo que muitas pessoas acham que conhecem e que podem se surpreender ao se depararem com algo totalmente "novo".
Tenho um professor que já falou várias vezes que beijar na boca é muito bom. Mas é bem melhor quando se tem intimidade com a pessoa. É algo mais verdadeiro. É alguém em quem você confia...
A intimidade com a música pode ser algo maravilhoso. E é uma pena que muitas pessoas ainda insistam que não é necessário conhecimento pra se apreciar a arte. A arte vai muito além daquilo que está pintado em um quadro ou nas palavras escritas em versos em uma folha de papel. É necessário conhecimento pra se entender as metáforas. É necessário sensibilidade pra perceber a direção das pinceladas.

Acredito verdadeiramente que a música pode causar mudanças nas nossas vidas...

2 comentários:

José Carlos Garrido Pérez disse...

"E até trazer algumas informações que não são encontradas em todos os programas de tv.
A verdade é que o povo é alienado. A massa é movida pela mídia e acredita que tudo que se diz "bom" de fato é.
Não culpo as pessoas por isso... na verdade são vítimas."

I really disagree with that part, the truth is also that lots of people can access to all types of music but they don't want. They don't care, it is like when you just study to pass the exams, and not to learn, so I don't see that the people are victims, I think they are "accesories" (cúmplices), because they swallow what TV says without asking themselves if it is good for "their health".
I love music, and try to learn, some things, I don't study music so I can't know all that you (musicians) now, but at least I try to learn "something" and know what I am listening too.
So... the truth is, I don't see any victims, they are happy with what TV put, and don't need to "learn" anything to "understand" it, and TV is happy earning money.

Sorry for using english, I just can read portuguese, not write it.

Chaaaaaar

Gabriel disse...

"Não conheço uma pessoa que estude música por dinheiro."

Falava isso hoje com um amigo meu. Trabalhamos com informática mas não preciso dizer que é de música que gostamos mais. Muito bons seus posts, bastante inspiradores, continue escrevendo!