quarta-feira, 9 de abril de 2008

Não acho que seja muito difícil para os músicos entenderem exatamente o que eu quero dizer com o título do blog. "Sim, eu estudo música!" Sei bem do que sempre se fala. Sei que estudantes de medicina, engenharia, direito... todos são adimirados. Os estudantes de filosofia são vistos como... pensadores natos! Enfermagem como "aqueles que não conseguiram passar em medicina". Adm aqueles que "não sabiam o que fazer". Estudante de ciências da computação é sempre nerd. E estudante de música...
Bom, primeiro nunca entendem que estudantes de música realmente estudam música.
Estudante de música é vagabundo.
Estudante de música é louco.
Estudante de música vai ser pobre...

Sim?!
¬¬

Se você fala "Eu sou músico..." sempre acham que isso é algo que você faz nas horas vagas. "Tá, mas você ganha dinheiro com o que?!"
Estranho?
Estranho na minha opinião é ter tanta gente falando sobre aquilo que não sabe. É estranho você chegar pra um médico e falar "mas doutor, esse remédio não poderia ser melhor?!" quando você não sabe nada sobre medicina. Não acha?
Estranho é você ver tanta gente agindo como se fossem verdadeiros criticos, e gostando de tanta porcaria auditiva. É impressionante ver o quanto a mídia é capaz de vender músicas horríveis, o quanto o povo é capaz de comprar músicas horriveis. É você ver o governo, o povo, as empresas, gastando rios de dinheiro com arte sem fundamento... arte que não ensina nada de bom a ninguém.
E mais estranho ainda é muitas vezes você esperar que isso mude...
De fato... estudantes de música são estranhos... eles geramente acham que isso um dia ainda vai mudar.
Agora mesmo acabei de perguntar a dois amigos.
O primeiro, Eduardo. Estudante de medicina na Paraíba. "Porque você estuda medicina?"

Eduardo diz:
pq eu quero ganhar dinheiro
Eduardo diz:
ahauhauahauhahauauhauah
Rafaela diz:
sério?
Eduardo diz:
e entao
Eduardo diz:
tem motivo melhor q esse?

O segundo, Adriano. Adriano é analista de sistemas. Estuda música há algum tempo... se diz amador. "Porque você estuda música?"

Adriano diz:
Eh dificil expressar em palavras o pq de estudar música
Adriano diz:
E vc deve saber disso, pois eh universitária de curso de música...
Adriano diz:
E eu sou um mero mortal amador
Adriano diz:
Nada a ver isso neh
Adriano diz:
Acho q eu não conseguiria dizer de forma direta o porque de estudar música
Adriano diz:
A não ser que eu resposda que eu estudo música por amor
Adriano diz:
Mas penso que aí eh direto demais
Adriano diz:
Cito a frase de Beethoven
Adriano diz:
A Música é uma Revelação Maior que toda Sabedoria e Filosofia.


(...)

Um comentário:

Ido Lima disse...

Como você sabe, na minha opinião, não existe música boa ou ruim, música é arte e como toda arte é apreciada por alguns e apedrejada por outros, e condeno as pessoas que acham que música deve ter um teor filosófico-critico-sociológico simplesmente porque música é arte, uma pessoa não precisa ser intelectual prá entender arte pois a arte tem uma visão plurilateral.
Então sendo mais direto, Brega é sim música, Axé é sim música assim como aquele batuquezinho na banca da escola também é música, agora como ela vai te atingir depende de seu estado, pois somos seres mutáveis. beijos!