domingo, 30 de janeiro de 2011

Mão Direita - Legato

ATENÇÃO: Esse artigo é apenas uma tradução não oficial de informações dadas pelo site www.violinmasterclass.com . Como algumas pessoas que conheço não sabem inglês estou fazendo isso pra ajudar um melhor entendimento do material oferecido neste site. O link referente ao conteúdo desta postagem se encontra no final da mesma. Acessando este link você terá acesso a primeira fonte deste trabalho e poderá ver vídeos dos exercícios aqui explicados. Espero que gostem.

Definição: Nós usamos a técnica legato quando tocamos mais de uma nota em um só arco. Isso quer dizer que a nossa mão esquerda agora é responsável pela maior parte dos rítmos e articulações. Nós precisamos prestar uma atenção especial para as mudanças de corda. Para movimento se inicia com bastante antecedência antes da mudança de corda. É igualmente importante que se prepare a mão esquerda com o dedilhado que virá. Quando o arco chegar a nova corda, o dedo da mão esquerda já deve estar colocado para assegurar um som contínuo. É importante revisar as informações sobre mudanças de arco, mudanças de posição e saltos nas mudanças de posição em conexão com o legato. Para as aplicações musicais do legato, por favor consulte o capítulo sobre velocidade do arco, pressão do arco e ponto de contato assim como o capítulo sobre como juntar tudo isso.

Exercícios:

Iniciante: Tocar uma escala de Sol Maior até o Si (4º dedo da corda Mi), usando sempre as cordas soltas, tanto na subida quanto da descida da escala. Quatro notas por arco com o metrônomo em 80. Atenção na descida da escala para as mudanças das cordas mais agudas para as mais graves.

Manter sempre a mesma velocidade e pressão do arco e tomar cuidado com a divisão do arco, fazendo com que cada nota ocupe sempre um quarto do arco.

Intermediário: Anteção no ângulo formado pelo movimento do arco antes do inicio da primeira nota. O arco deve vir do ar, com velocidade igual a desejada para a nota. A qualidade sonora pode ser ainda melhorada pela mudança do ponto de contato, iniciando-o perto do espelho e levando o arco até o cavalete. Cuidado com as mudanças de corda. O dedo da corda seguinte já deve estar posicionado e vibrando antes da mudança. É necessário manter o vibrato mesmo durante as mudanças de posição.

Mesmo com a articulação ligada, as mudanças de uma nota para a outra devem ser muito claras. Uma dica para conseguir a articulação em intervalos descendentes iguais a articulação que é natural em intervalos ascendentes (pela batida do dedo na corda) é simular um pequeno pizzicato com a mão esquerda no exato momento da mudança.

Avançado: Para longas passagens em legato use rítmos simples e mais complicados para treinar a coordenação entre ambas as mãos. Em passagens rápidas, suas articulações e rítmos são criados pela queda e pelo levantamento dos dedos, mudanças de posição e mudanças de arco.

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Mão Direita - Detaché

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Definição: O golpe do detaché é um dos movimentos mais fundamentais. Nós o usamos para tocar notas distintas de mesmo valor, com um golpe por nota. Na maior parte do tempo, o detaché é usado na parte superior do arco e mais raramente na metade, porém ele pode ser usado em qualquer parte do arco ou em arcadas com todo o arco. O golpe básico do detaché tem uma velocidade constante do arco assim como uma constante pressão. Desde que você não mude a pressão do arco para a mudança da arcada você poderá ouvir um pequeno “clic” quando o arco mudar de direção. Na maioria dos casos este “clic” é desejado. A característica deste “clic” faz com que ele desapareça em uma sala grande e o que resulta é uma articulação muito clara.

Exercícios:

Para iniciantes: Escala com o arco do meio a ponta. Repetindo quatro vezes cada nota. Também pode ser usado o Kreutzer No 2.

Para intermediários: Kreutzer No 8. Do meio a ponta. Quatro vezes cada nota. Três vezes cada nota. Duas vezes cada nota. Logo em seguida o estudo assim como está escrito.

Atenção: Arco sempre paralelo ao cavalete. Mudança no ponto de contato de acordo com a corda.

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Mão Direita - Velocidade, pressão e ponto de contato

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Definição: Velocidade, pressão e ponto de contato do arco são as únicas ações que podem afetar o seu som. Isso é muito importante. A mão esquerda apenas é responsável pela afinação e pelo vibrato. Mas ela não pode provocar diferenças tais como forte e piano. Para controlar velocidade, pressão e ponto de contato eu vou lhes mostrar um exercício para cada um desses elementos.

Velocidade: Nós tocaremos um tempo com o arco mais rápido possível e logo em seguida um tempo com o mais lento possível. Para poder fazer o arco rápido você tem que praticar este exercício com o arco perto do espelho. (=60)

Depois nós dobraremos o tempo do exercício e fazemos duas vezes a mesma coisa em um só arco. Depois quatro, seis, e até quanto você puder. Tenha a certeza de que você muda APENAS a velocidade do arco. Não deve haver nenhuma pressão aplicada pelo seu indicador durante todo o exercício.

Pressão: Nesse caso a velocidade não muda. Ela fica constante e cada tempo é a metade do arco. Pressione por um tempo e tire completamente a pressão no segundo. Depois aumente a pressão e tenha a certeza de que a velocidade não muda. (=60)

Ponto de contato: O ponto de contato é o espaço da corda entre o espelho e o cavalete. Comece com o arco perto do espelho, leve-o até o cavalete e volte para o espelho em apenas um arco. Agora tente o mesmo movimento duas vezes em um mesmo arco. Tenha em mente que o arco deve estar sempre paralelo ao cavalete. Isso quer dizer que a extensão do seu braço é o que controla o ponto de contato. À medida que você aumentar a velocidade deste exercício, o contraste entre os pontos de contato se torna menor.

Estes três elementos correspondem às três dimensões que conhecemos no nosso mundo físico. Você pode ir mais para dentro ou para fora (velocidade), mais baixo ou mais para cima (pressão) e de um lado para o outro (ponto de contato). Tendo a consciência destes três elementos você terá inúmeras possibilidades para fraseados.

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Mão Direita - Pegada do Arco

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Definição: Para segurar o arco de maneira correta é importante lembrar que o dedo médio formará um cículo com o polegar. O dedo anelar deve repousar ao lado do dedo médio, com a ponta cobrindo o pequeno círculo (olho) que se encontra no talão do seu arco. E os outros dois dedos repousam em cima da vareta. A distância entre seus dedos deve ser a mesma de quando sua mão está pendurada e totalmente relaxada.

Cada dedo tem uma função bem específica:

Polegar: É o polegar que faz a força necessária direcionada para cima e que produz o apoio para o arco.

Dedo médio: Apenas fecha o círculo com o polegar e assegura o apoio. Ele não produz nenhuma força ou pressão. Nenhuma pressão feita entre o polegar e o dedo médio teria efeito em sua produção sonora.

Dedo indicador: Tem duas funções. A primeira é a pressão feita do arco para a corda. A segunda é o controle do ponto de contato. Você pode puxar o arco em direção ao cavalete.

Dedo anelar: Também tem a função de controlar o ponto de contato. Puxando este dedo você pode afastar o arco em direção ao espelho.

Dedo mínimo: Tirar a pressão do arco.

Exercício:

Kreutzer No 2 ou Lição No 12 do Suzuki (Vol. I).

Fazer a colocação dos dedos no arco, prestando atenção constante no relaxamento e no distanciamento entre os dedos. Tocar um pequeno trecho do estudo sem deixar que a mão direita faça movimentos "extras". A fôrma da mão direita deve ser mantida durante todo o tempo. Exemplos de erros comuns neste exercício: afastar o dedo indicador, levantar o dedo mínimo, mover o dedo indicador.

Kreutzer No 13.

Começando com o arco na altura da corda Ré, no talão, explore a mudança entre as cordas usando apenas os seus dedos. A mão deve se manter relaxada durante todo o exercício. O dedo mínimo trabalhará para ajudar a mudança entre as cordas.

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