domingo, 30 de janeiro de 2011

Mão Direita - Legato

ATENÇÃO: Esse artigo é apenas uma tradução não oficial de informações dadas pelo site www.violinmasterclass.com . Como algumas pessoas que conheço não sabem inglês estou fazendo isso pra ajudar um melhor entendimento do material oferecido neste site. O link referente ao conteúdo desta postagem se encontra no final da mesma. Acessando este link você terá acesso a primeira fonte deste trabalho e poderá ver vídeos dos exercícios aqui explicados. Espero que gostem.

Definição: Nós usamos a técnica legato quando tocamos mais de uma nota em um só arco. Isso quer dizer que a nossa mão esquerda agora é responsável pela maior parte dos rítmos e articulações. Nós precisamos prestar uma atenção especial para as mudanças de corda. Para movimento se inicia com bastante antecedência antes da mudança de corda. É igualmente importante que se prepare a mão esquerda com o dedilhado que virá. Quando o arco chegar a nova corda, o dedo da mão esquerda já deve estar colocado para assegurar um som contínuo. É importante revisar as informações sobre mudanças de arco, mudanças de posição e saltos nas mudanças de posição em conexão com o legato. Para as aplicações musicais do legato, por favor consulte o capítulo sobre velocidade do arco, pressão do arco e ponto de contato assim como o capítulo sobre como juntar tudo isso.

Exercícios:

Iniciante: Tocar uma escala de Sol Maior até o Si (4º dedo da corda Mi), usando sempre as cordas soltas, tanto na subida quanto da descida da escala. Quatro notas por arco com o metrônomo em 80. Atenção na descida da escala para as mudanças das cordas mais agudas para as mais graves.

Manter sempre a mesma velocidade e pressão do arco e tomar cuidado com a divisão do arco, fazendo com que cada nota ocupe sempre um quarto do arco.

Intermediário: Anteção no ângulo formado pelo movimento do arco antes do inicio da primeira nota. O arco deve vir do ar, com velocidade igual a desejada para a nota. A qualidade sonora pode ser ainda melhorada pela mudança do ponto de contato, iniciando-o perto do espelho e levando o arco até o cavalete. Cuidado com as mudanças de corda. O dedo da corda seguinte já deve estar posicionado e vibrando antes da mudança. É necessário manter o vibrato mesmo durante as mudanças de posição.

Mesmo com a articulação ligada, as mudanças de uma nota para a outra devem ser muito claras. Uma dica para conseguir a articulação em intervalos descendentes iguais a articulação que é natural em intervalos ascendentes (pela batida do dedo na corda) é simular um pequeno pizzicato com a mão esquerda no exato momento da mudança.

Avançado: Para longas passagens em legato use rítmos simples e mais complicados para treinar a coordenação entre ambas as mãos. Em passagens rápidas, suas articulações e rítmos são criados pela queda e pelo levantamento dos dedos, mudanças de posição e mudanças de arco.

________________________

http://violinmasterclass.com/legato.php

Um comentário:

Vinicius disse...

oii, eu comecei aprender violino a pouco tempo, gostei muuito do seu blog.
meu msn é vinicius_2_93@hotmail.com
voce deve ser muito fera, se vc n se importar de dar umas dicas para um aprendiz XD