domingo, 30 de janeiro de 2011

Mão Direita - Pegada do Arco

ATENÇÃO: Esse artigo é apenas uma tradução não oficial de informações dadas pelo site www.violinmasterclass.com . Como algumas pessoas que conheço não sabem inglês estou fazendo isso pra ajudar um melhor entendimento do material oferecido neste site. O link referente ao conteúdo desta postagem se encontra no final da mesma. Acessando este link você terá acesso a primeira fonte deste trabalho e poderá ver vídeos dos exercícios aqui explicados. Espero que gostem.

Definição: Para segurar o arco de maneira correta é importante lembrar que o dedo médio formará um cículo com o polegar. O dedo anelar deve repousar ao lado do dedo médio, com a ponta cobrindo o pequeno círculo (olho) que se encontra no talão do seu arco. E os outros dois dedos repousam em cima da vareta. A distância entre seus dedos deve ser a mesma de quando sua mão está pendurada e totalmente relaxada.

Cada dedo tem uma função bem específica:

Polegar: É o polegar que faz a força necessária direcionada para cima e que produz o apoio para o arco.

Dedo médio: Apenas fecha o círculo com o polegar e assegura o apoio. Ele não produz nenhuma força ou pressão. Nenhuma pressão feita entre o polegar e o dedo médio teria efeito em sua produção sonora.

Dedo indicador: Tem duas funções. A primeira é a pressão feita do arco para a corda. A segunda é o controle do ponto de contato. Você pode puxar o arco em direção ao cavalete.

Dedo anelar: Também tem a função de controlar o ponto de contato. Puxando este dedo você pode afastar o arco em direção ao espelho.

Dedo mínimo: Tirar a pressão do arco.

Exercício:

Kreutzer No 2 ou Lição No 12 do Suzuki (Vol. I).

Fazer a colocação dos dedos no arco, prestando atenção constante no relaxamento e no distanciamento entre os dedos. Tocar um pequeno trecho do estudo sem deixar que a mão direita faça movimentos "extras". A fôrma da mão direita deve ser mantida durante todo o tempo. Exemplos de erros comuns neste exercício: afastar o dedo indicador, levantar o dedo mínimo, mover o dedo indicador.

Kreutzer No 13.

Começando com o arco na altura da corda Ré, no talão, explore a mudança entre as cordas usando apenas os seus dedos. A mão deve se manter relaxada durante todo o exercício. O dedo mínimo trabalhará para ajudar a mudança entre as cordas.

____________________________________

http://violinmasterclass.com/bowgrip.php

Nenhum comentário: