sábado, 26 de fevereiro de 2011

Linha Reta - Profiterolis

Gravação da faixa "Linha Reta" do cd da banda Profiterolis. Disponível no myspace do grupo: www.myspace.com/profiterolis


Amigo do Tempo - Mombojó

Participação no cd "Amigo do Tempo" da banda Mombojó na faixa "Antimonotonia".
Você pode encontrar o cd para download no site da banda: www.mombojo.com.br

No Grau - Silvério Pessoa

Novo trabalho de Silvério Pessoa, No Grau (2011), conta com a participação do Quarteto Encore na faixa "Pernambucana", gravada no estúdio Muzak.

Confira o trabalho AQUI!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Collé

ATENÇÃO: Esse artigo é apenas uma tradução não oficial de informações dadas pelo site www.violinmasterclass.com . Como algumas pessoas que conheço não sabem inglês estou fazendo isso pra ajudar um melhor entendimento do material oferecido neste site. O link referente ao conteúdo desta postagem se encontra no final da mesma. Acessando este link você terá acesso a primeira fonte deste trabalho e poderá ver vídeos dos exercícios aqui explicados. Espero que gostem.

Definição: A palavra em francês “Collé” quer dizer “grudado, colado” em português. O arco é pressionado contra a corda e retirado rapidamente com o movimento dos dedos. Esta habilidade é usada para qualquer golpe que requer colocar o arco na corda antes de um ataque. É um dos mais importantes ingredientes de uma técnica de arco sofisticada.

Exercício:

Iniciante – Colocar a mão com a palma na superfície de uma mesa e os dedos para fora e então puxar os dedos indicador, médio, anelar e mínimo até o ponto no qual eles ficarão na mesma altura da palma. Após entendido o movimento, deve se repetir a mesma coisa com a mão no ar. Logo depois posicionar o polegar atrás do dedo médio (com o círculo formado normalmente na pegada de arco) e fazer o mesmo movimento, só que agora um pouco menor. Em seguida segurar o arco na vertical e fazer o mesmo movimento, logo após repetir o exercício fazendo o movimento com o arco na horizontal. Para finalizar, com o arco posicionado na corda lá, fazer o mesmo movimento emitindo um som curto e pausado.

Intermediário 1 – Nestes exercícios duas coisas devem ser observadas a todo o momento. O polegar deve se manter relaxado e a aproximação do arco até a corda deve ser lento. Em primeiro lugar fazer uma escala com o arco posicionado na metade inferior. O “clic” deve ser bastante limpo. Logo em seguida deve se praticar a mudança entre duas cordas próximas (ex.: Lá e Mi). Só então o mesmo exercício deve ser feito com cordas mais distantes. Atenção: A mudança de corda deve ser feita com todo o braço.

Avançado – Kreutzer No 7. Tocar uma nota com o collé para cima na ponta e em seguida levar o arco até o talão e só então tocar a próxima nota com o collé para baixo. Este mesmo exercício pode ser feito com o collé para baixo na ponta e para cima no talão.

_________________________________________

http://violinmasterclass.com/colle.php

Mão Direita - Mudança de Arco

ATENÇÃO: Esse artigo é apenas uma tradução não oficial de informações dadas pelo site www.violinmasterclass.com . Como algumas pessoas que conheço não sabem inglês estou fazendo isso pra ajudar um melhor entendimento do material oferecido neste site. O link referente ao conteúdo desta postagem se encontra no final da mesma. Acessando este link você terá acesso a primeira fonte deste trabalho e poderá ver vídeos dos exercícios aqui explicados. Espero que gostem.

Definição: Uma mudança lisa de direção de arco só consegue ter sucesso se não houver nenhuma pressão excessiva no arco no momento da mudança. O alívio da pressão de arco no talão é feita pelo dedo mínimo, que também pode ser ajudado com um suave movimento do cotovelo. Se o arco é levantado um pouco mais do que geralmente é, ele deve ser abaixado antes da mudança de arco. Os outros dedos da mão direita devem ficar relaxados para permitir uma mudança natural da direção do arco. Para a mudança de arco na ponta, nós precisamos de um rápido alívio de pressão do dedo indicador exatamente no momento em que a direção é mudada.

Exercício:

Iniciante – Movimentar o arco desde o meio até o talão e levantar de uma forma com na qual a corda continue soando. Logo em seguida entrar na corda desde o ar do talão até o meio. Aos poucos o tempo em que o arco fica no ar deve ser diminuído. A fase final do exercício é quando já não se retira mais o arco da corda, mas apenas se alivia a pressão do arco com o auxílio do dedo mínimo.

Intermediário – A mudança de arco na ponta deve ser disfarçada com o uso do vibrato e o alívio da pressão feita pelo dedo indicador no exato momento da mudança de direção. Isso deve ser repetida várias vezes até que a mudança soe natural.

Avançado – Praticar a mudança de arco enquanto se faz um trinado com os dedos da mão esquerda. O movimento deve ser auxiliado, assim como nos outros exercícios, pelo alívio da pressão do indicador na ponta enquanto no talão o movimento do cotovelo deve ser utilizado.

_______________________________________________________

http://violinmasterclass.com/bowchanges.php

Música antes de mais nada

Aí vai a indicação do novíssimo blog Música antes de mais nada!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bartók - 44 Violin Duos, BB 104

Link para download das partituras dos 44 duos pra violino de Bélla Bartók (completos).
Uma ótima opção para recitais ou para simplesmente se divertir durante uma tarde com um amigo violinista!