sábado, 19 de abril de 2008

Música Eletrônica

Música electrónica é criada através de equipamentos e instrumentos eletrônicos, sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. A forma de composição é geralmente intuitiva e muitas vezes pode ser feita por pessoas com pouca experiência musical. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação. (Alguém teve que pensar de todo jeito...)
Passou de uma vertente da música erudita (fruto do trabalho de compositores visionários) a um elemento da música popular, primeiramente bastante relacionado ao rock e posteriormente discernindo-se como um estilo musical próprio.

Validade do movimento musical

apenas aquela que possa trazer sentimentos de uma forma não sistemática através de Há discórdia entre a validade da música eletrônica. Alguns músicos consideram a arte da músicainstrumento musicais manipulados fisicamente. O processo de manipulação de faixas de música anteriores não constitui um processo válido de criação musical, somente de cópia. Tais músicos geralmente concordam quanto a validade de artistas de música eletrônica associada à música erudita, de artistas como Karlheinz Stockhausen e Wendy Carlos; apesar de utilizarem instrumentos eletrônicos, seu processo de composição era manual em sua maioria.

Outras correntes afirmam que justamente o fato de alterar o estado da mente através da estimulação não somente dos ouvidos, mas também das batidas do coração e da respiração, tornam a música eletrônica uma forma única de criação e apreciação da música. Para eles, o processo de criação musical também envolve a manipulação de som, e o produto final da iteração entre elementos já existentes não constitui uma cópia, mas sim uma composição nova, diferente.

De fato, muitos estilos recentes de música eletrônica dançante possuem como base a criação de um ambiente no qual o ouvinte entre em estado de transe, usando como base a alteração do estado do corpo através das batidas sequenciais. Para isso são envolvidos aspectos adicionais à música, como apresentações artísticas como pirofagia e circo e, para alguns, o uso de drogas. Nesse caso, a música (eletrônica) é somente um apoio da experiência do ouvinte, e não o elementos principal.

---------

Tema sugerido por Ido!

Informações tiradas do Wikipédia

---------

domingo, 13 de abril de 2008

A música no mundo antigo

É um pouco difícil falar sobre a música da Grécia e Roma antiga. Além do longo tempo que existe entre aqueles dias e hoje, houveram fatores que impediram que a prática musical chegasse a nós. Principalmente por que após o declínio de Roma a igreja cristã havia conquistado muito poder. E como a igreja considerava tais músicas com horror foram feitos todos os esforços pra apagar qualquer memória dela.
E, infelizmente, ao contrário da literatura e escultura, não existem modelos autênticos da música grega para serem seguidos. Apesar de existirem relatos verbais, mosáicos, frescos e esculturas que mostram a importância da música na vida militar, teatro, religião e rituais de Roma.
Só pra mostrar um pouco dessa importância, a mitologia grega atribuía à música origem divina, e tinha como inventores deuses e semideuses. As pessoas acreditavam que a música era capaz de curar doenças e operar milagres. E a palavra "música" deriva de "musa". Esse elo sugere que para os gregos a música era concebida como algo comum a todas as atividades que diziam respeito à busca da beleza e da verdade.
E o conhecimento da música era de extrema importância na educação da sociedade. Para Pitágoras e seus seguidores, música e aritmética não eram disciplinas isoladas. Os números eram a chave de todo o universo espiritual e físico, com isso os sistemas músicais, regidos por números, representavam a harmonia do cosmos.
A música também era inteiramente ligada à astronomia. Tanto que Ptolomeu, o mais sistemático teórico da música foi o mais importante astronomo da antiguidade.
O sistema de tons e rítmos, regidos pelas mesmas leis matemáticas, operavam no conjunto da criação. Capaz de afetar o universo.
Assim passaram a sublinhar-se os efeitos da música sobre a vontade e caráter do homem.
"A música imita diretamente as paixões ou estados da alma" (Aristóteles).
Aristóteles e Platão acreditavam que podiam produzir pessoas boas a partir de um sistema de educação cujos principais elementos eram música e ginástica. E que era necessário um equilíbrio entre os dois.
Platão era um pouco mais rígido, e não admitia melodias que exprimissem brandura e indolência no preparo de futuros governadores do estado ideal. Só os modos dórico e frígio eram permitidos (representavam a coragem e temperança respectivamente).
Já Aristóteles concebia que a música fosse usada para o prazer intelectual e a diversão.
Cada modo representava uma característica diferente.
"Os modos apresentam entre si diferenças fundamentais, e quem os ouve é por eles afetado de maneiras diversas. Alguns deixam os homens graves e tristes, como o chamado mixolídio; outros enfraquecem o espírito como os modos brandos, outro ainda suscita um humor moderado e tranquilo (dórico), o frígio inspira o entusiasmo..." (Aristóteles).
O mais provável é que ele não tivesse em mente nada tão técnico ou específico, mas sim a natureza específica genérica das melodias e configurações características dos modos. Pode ter havido outras associações, como as tradições (que são as que eu mais facilmente acredito), costumes e atitudes adquiridos para com os diferentes tipos de melodia.

É realmente um pouco difícil discutir sobre esses pensamentos. Primeiro por que muitas coisas nos separam daquela sociedade. O tempo, a falta de indícios sonoros, a quebra da tradição... E além disso todas as provas teóricas que chegaram até nós são muitas vezes indecifráveis. Era de prática naquela época o uso do improviso durante quase toda a música e os sistemas musicais, como de afinação, eram bastante diferentes. Esses são conceitos que mudam bastante... e que provas teóricas são incapazes de nos dizer com certeza como isso soava.
E como música é som... fica difícil dizer.
Muita coisa mudou daquele tempo pra cá. Os instrumentos mudaram, os sistemas mudaram, as práticas e tradições mudaram... A sociedade mudou.
A busca de um estado ideal já não existe tão fortemente.
O significado e a importância da música mudaram...

Mas, particularmente, acredito no poder que a música tem sobre nós. E no poder que temos sobre a música (sendo ela produto nosso). E sinceramente... acredito no poder que muitas coisas têm sobre nós. É um ciclo. A gente é produto daquilo que temos ao nosso redor, e somos os produtores daquilo que continuaremos tendo.
Acredito na influência de jogos, filmes, livros, novelas...
E pra isso basta dizer que é sabido por todos que houveram muitos momentos em que estados ou outras autoridades proibiram determinados tipos de música.

"Deixe-me fazer as canções de uma nação, que pouco me importa quem quem faz as suas leis".

-----

Isso é um resumo que fiz quando estudava pra minha prova de história da música 1, que vai ser amanhã. Achei um tema interessante pra ser discutido. Até hoje é meio polêmico mesmo...
As informações foram retiradas do livro "História da Música Ocidental" de Grout.

----

Paz, amor & boa música para todos.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Como já era esperado algumas pessoas quiseram exprimir suas opiniões sobre o blog...
O meu amigo Eduardo, estudante de medicina que fiz uma pergunta no post anterior, ficou... digamos que... "chateado" com o que foi colocado sobre ele.

Primeiro ele falou que o post era muito direcionado. De fato. É um blog direcionado! É um blog direcionado a todos os músicos, estudantes de música, apreciadores... enfim!
E os primeiros posts são justamente pra definir a direção do blog...

Eduardo se sentiu um pouco injustiçado por não saber o motivo da pergunta. E disse que amava a profissão que havia escolhido... e que na opinião dele era muito "brega" a posição daquelas pessoas que estudavam música pelo amor. E ele falou, corretamente, que a medicina é uma profissão linda. E que pobres dos músicos, se não houvessem os médicos para salva-los.

O fato é: Medicina é sem dúvidas uma profissão linda. Se a música não tivesse me pego de jeito, sem dúvida alguma eu estudaria medicina. E sei que existem várias pessoas que seguem essa profissão por amor. Tenho muitos médicos na família. Meu pai era médico... e era totalmente apaixonado por aquilo que fazia.
Acredito sim que existem pessoas que estudam medicina, ou direito, ou engenharia... qualquer profissão... existem pessoas que fazem aquilo que fazem por amor.
Mas também existem aqueles que fazem por dinheiro.

Não conheço uma pessoa que estude música por dinheiro.

Já o meu amigo Ido (por sinal, parabéns pelo seu aniversário, Ido!) disse que "condeno as pessoas que acham que música deve ter um teor filosófico-critico-sociológico simplesmente porque música é arte".
Na verdade a minha intenção não é criticar outros estilos musicais. E na verdade também não pretendo "elitizar" a música erudita.
Acontece que é necessário sim um conhecimento mais aprimorado pra se entender a arte em questão. E o ideal é que todo esse conhecimento fosse popularizado. O ideal é que o povo realmente tivesse acesso a outros estilos musicais. Não apenas aquele que é vendido como água pelas gravadoras.
Aí entra a questão "é vendido por que o povo gosta".
E estão certos em gostar de música pra "se divertir".
Eu adoro forró. E isso não é segredo.
Adoro música popular. Frevo, maracatu, ciranda...
E adimiro todos os bons artistas dessa área.
Eis a diferença.

Existem excelentes músicos populares e eruditos da mesma forma que existem péssimos músicos eruditos e populares.

A principal idéia do blog é estimular um dialogo entre todos os lados. E até trazer algumas informações que não são encontradas em todos os programas de tv.
A verdade é que o povo é alienado. A massa é movida pela mídia e acredita que tudo que se diz "bom" de fato é.
Não culpo as pessoas por isso... na verdade são vítimas.
Nem quero converter ninguém aqui.
Quero simplesmente abrir um espaço pra que todos possam expor suas opiniões.
Por isso sejam bem vindos a comentar.

Agora na minha opinião não acho que seja brega fazer música por amor. E não acho que seja brega dizer que se faz música por amor. Na verdade é um ato muito corajoso. É abrir mão de muitas outras possibilidades. A partir do momento que a pessoa se define como estudante de música é necessária muita dedicação e perseverança. Também não pretendo fazer com que nenhum estudante de música "deixe de viver" pra se tornar um músico melhor.
Acredito que existe talento. Acredito que existam pessoas realmente "presenteadas", por Deus ou por qualquer coisa que você acredite. Ou até mesmo por nada que você acredite. Mas existem pessoas diferenciadas, que possuem uma facilidade maior pra determinadas coisas.
Acredito que existam muitos músicos "amadores" bem mais talentosos do que estudantes de música.
Mas não acredito que o talento seja o suficiente pra tornar uma pedra bruta em jóia rara.
A técnica e o conhecimento não devem ser vistos como "inimigos" dos músicos amadores. Acho que na verdade são aliados... são as ferramentas com as quais se trabalha pra expressar todo o talento que se tem.
E também não acredito que uma técnica perfeita seja o suficiente pra tornar alguém em um bom profissional.
Os dois lados se completam. E precisam se completar.

Não quero reprimir os gostos de ninguém. Na verdade só quero amplia-los. E mostrar uma outra visão de um mundo que muitas pessoas acham que conhecem e que podem se surpreender ao se depararem com algo totalmente "novo".
Tenho um professor que já falou várias vezes que beijar na boca é muito bom. Mas é bem melhor quando se tem intimidade com a pessoa. É algo mais verdadeiro. É alguém em quem você confia...
A intimidade com a música pode ser algo maravilhoso. E é uma pena que muitas pessoas ainda insistam que não é necessário conhecimento pra se apreciar a arte. A arte vai muito além daquilo que está pintado em um quadro ou nas palavras escritas em versos em uma folha de papel. É necessário conhecimento pra se entender as metáforas. É necessário sensibilidade pra perceber a direção das pinceladas.

Acredito verdadeiramente que a música pode causar mudanças nas nossas vidas...

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Não acho que seja muito difícil para os músicos entenderem exatamente o que eu quero dizer com o título do blog. "Sim, eu estudo música!" Sei bem do que sempre se fala. Sei que estudantes de medicina, engenharia, direito... todos são adimirados. Os estudantes de filosofia são vistos como... pensadores natos! Enfermagem como "aqueles que não conseguiram passar em medicina". Adm aqueles que "não sabiam o que fazer". Estudante de ciências da computação é sempre nerd. E estudante de música...
Bom, primeiro nunca entendem que estudantes de música realmente estudam música.
Estudante de música é vagabundo.
Estudante de música é louco.
Estudante de música vai ser pobre...

Sim?!
¬¬

Se você fala "Eu sou músico..." sempre acham que isso é algo que você faz nas horas vagas. "Tá, mas você ganha dinheiro com o que?!"
Estranho?
Estranho na minha opinião é ter tanta gente falando sobre aquilo que não sabe. É estranho você chegar pra um médico e falar "mas doutor, esse remédio não poderia ser melhor?!" quando você não sabe nada sobre medicina. Não acha?
Estranho é você ver tanta gente agindo como se fossem verdadeiros criticos, e gostando de tanta porcaria auditiva. É impressionante ver o quanto a mídia é capaz de vender músicas horríveis, o quanto o povo é capaz de comprar músicas horriveis. É você ver o governo, o povo, as empresas, gastando rios de dinheiro com arte sem fundamento... arte que não ensina nada de bom a ninguém.
E mais estranho ainda é muitas vezes você esperar que isso mude...
De fato... estudantes de música são estranhos... eles geramente acham que isso um dia ainda vai mudar.
Agora mesmo acabei de perguntar a dois amigos.
O primeiro, Eduardo. Estudante de medicina na Paraíba. "Porque você estuda medicina?"

Eduardo diz:
pq eu quero ganhar dinheiro
Eduardo diz:
ahauhauahauhahauauhauah
Rafaela diz:
sério?
Eduardo diz:
e entao
Eduardo diz:
tem motivo melhor q esse?

O segundo, Adriano. Adriano é analista de sistemas. Estuda música há algum tempo... se diz amador. "Porque você estuda música?"

Adriano diz:
Eh dificil expressar em palavras o pq de estudar música
Adriano diz:
E vc deve saber disso, pois eh universitária de curso de música...
Adriano diz:
E eu sou um mero mortal amador
Adriano diz:
Nada a ver isso neh
Adriano diz:
Acho q eu não conseguiria dizer de forma direta o porque de estudar música
Adriano diz:
A não ser que eu resposda que eu estudo música por amor
Adriano diz:
Mas penso que aí eh direto demais
Adriano diz:
Cito a frase de Beethoven
Adriano diz:
A Música é uma Revelação Maior que toda Sabedoria e Filosofia.


(...)